Sentença cai, Camarinha perde e tem de pagar indenização a José Ursílio
O deputado Abelardo Camarinha (PSB) e o jornal Bom Dia foram condenados judicialmente – não cabe mais recurso - a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais ao diretor do Diário, José Ursílio, após o ex-prefeito publicar matéria ofendendo a honra do jornalista em 31 de março do ano passado.
O texto trazia, entre outras mentiras, ataques de baixo calão como xingar o jornalista de psicopata, ter diploma falso e ser usuário de drogas além de outras ofensas pessoais. A decisão saiu em 10 de junho e deve ser publicada no Diário Oficial nos próximo dias.
Mais que isso a postura do colégio recursal reverte a sentença inicial de primeira instância do juiz Gilberto da Rocha, de Marília, que no início deste ano havia julgado improcedente o pedido de danos morais feito pelo jornalista e absolveu o deputado da difamação.
Agora, pela decisão, José Ursílio pode escolher de quem cobrar a dívida, que se não for paga tem multa de 10% ao mês. O advogado do jornalista, Telêmaco Fernandes, disse que reforma da sentença apenas faz justiça.
Segundo ele, embora casos diferentes, trata-se da mesma publicação que recentemente também colocou o Camarinha nos bancos dos réus após o Supremo Tribunal Federal (STF) acatar denúncia contra ele por injúria e difamação. Se condenado, ele pode ter o mandato cassado.
Nos dois casos – a indenização cível de agora e em Brasília há cerca de um mês - o advogado Cristiano Mazeto, filho do diretor do Fórum de Marília, Décio Devanir Mazeto, fez a defesa de Camarinha incluindo sustentação oral durante os julgamentos e perdeu.
DIARIO DE MARILIA
Poste um comentário