"Quem acredita sempre alcança" diz prefeito Oscar sobre FATEC
Antes mesmo de ser prefeito de Pompeia, Oscar Yasuda já sonhava e se esforçava por conquistas para o Município. Ao assumir a administração municipal, conseguiu o que ninguém acreditava que era trazer um curso da FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
A FATEC foi anunciada em Pompeia no segundo semestre de 2009 e a faculdade começou seus trabalhos já no primeiro semestre de 2010, oferecendo um curso pioneiro no Brasil, existente apenas em Oklahoma, nos Estados Unidos da América.
O prefeito Oscar Yasuda, o vice-prefeito Jorge Gouveia, Shiro Nishimura, Alberto Honda, grupo Jacto, os deputados federais Walter Ihoshi e William Dib foram as pessoas que se esforçaram e lutaram para que a faculdade gratuita viesse para Pompeia.
“Era um sonho que se tornou realidade, as pessoas duvidaram, mas nós acreditávamos e fomos em busca da realidade, é como diz a música, quem acredita sempre alcança, e hoje em dia, a FATEC está fazendo a diferença na vida dos alunos pompeenses”, comenta o prefeito Oscar Yasuda.
A FATEC é uma parceria da Prefeitura de Pompeia, com a Fundação Shunji Nishimura e o Centro Paula Souza, do Governo do Estado. A faculdade conta com alunos de diversos cantos do Brasil que busca a profissionalização numa área cujo País é uma potência, a agricultura.
O tecnólogo em Mecanização em Agricultura de Precisão é um profissional que emprega adequadamente equipamentos e máquinas agrícolas, visando otimização e viabilidade da obtenção de altas produtividades agropecuárias, para permitir uma Agricultura de Precisão, com a racionalização dos custos e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
Este profissional atua em projetos de mecanização agrícola por meio de análise e seleção adequada de equipamentos e máquinas. Gerencia os ativos da propriedade. Gerencia e treina equipes de operação, manutenção e regulagem de equipamentos e máquinas de acordo com normas técnicas, ambientais e de segurança e higiene do trabalho. Elabora orçamentos para a mecanização agrícola e análise de custos e investimentos. Nas atividades relacionadas à Agricultura de Precisão este profissional aplica métodos de sensoriamento remoto e de fotointerpretação, assim como, utiliza sistemas de informações geográficas e sistemas de posicionamento global para apoio ao planejamento das atividades agrícolas e avaliação dos impactos ambientais das mesmas.
Profissional de alto nível tecnológico para trabalhar no maior celeiro de alimentos do mundo. O Brasil é o maior exportador mundial de soja, maior produtor mundial de café, cana de açúcar e laranja. A mecanização agrícola é uma forte ferramenta para garantir produção de alimentos de qualidade, a baixo custo. Venha participar deste complexo ambiente agro industrial com intensa utilização de modernas máquinas e insumos de última geração.
O profissional formado pela FATEC Campus Pompeia pode trabalhar em usinas e destilarias de álcool e açúcar; indústrias de tratores, máquinas e implementos agrícolas; indústrias de insumos agrícolas; fabricantes de software e tecnologia da agricultura; empresas revendedoras e prestadoras de serviços.
Recentemente, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin destacou a FATEC Pompeia. Ele frisou que 9 em cada 10 profissionais formados pelo curso, saem com o emprego garantido.
Alunos da FATEC comentam sobre o curso. Carlos Caetano é da 3ª turma, “aqui precisamos estudar bastante, tudo o que aprendemos faz a diferença, desde as atividades da sala de aula até a as atividades externas”.
Já Marcelo Vinicius Gatti Staut, da 2ª turma, destaca, “aqui no Brasil é bem escassa a mão de obra nesta área, as empresas e indústrias estão à procura de profissionais qualificados”.
Os alunos destacam ainda a importância do curso na Cidade. “Por ser em Pompeia, primeiro do Brasil, trouxe visibilidade para a cidade e com certeza vai gerar mais emprego”, destaca Staut.
O próximo vestibular será no fim do ano, e pode prestar a prova, todos que já concluíram o ensino médio.
Poste um comentário