9 de fevereiro: Dia da Internet Segura
Participe também com sua organização!
Confira tudo o que aconteceu em 2009
O Dia da Internet Segura (“Safer Internet Day”) é uma iniciativa anual da INSAFE, rede de organizações patrocinada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Européia. O objetivo geral da rede e da data é promover o uso ético e seguro da Internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas.
Em 2009, 50 países participaram do evento. Neste ano, no dia 09 de fevereiro, ocorrerão atividades educativas e de prevenção em mais de 55 países.
No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil , do Ministério Público Federal e do Comitê Gestor da Internet os quais vêm buscando outras instituições interessadas em participar da rede, por meio do desenvolvimento de atividades de prevenção e da divulgação de informações.
A proposta do evento é ser multi-institucional, acreditando na responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia e empresas para garantir a proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para estimular o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos.
Objetivo
Envolver os diferentes atores institucionais, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro e responsável das novas tecnologias de informação, especialmente por crianças e adolescentes. O dia 09 de fevereiro concentrará o maior números de atividades e será também uma oportunidade para a formação e consolidação de parcerias em torno do tema.
Atividades propostas para o Dia da Internet Segura:
- Campanhas de conscientização na mídia (inserção do tema na programação regular, produção e veiculação de campanhas informativas, anúncios, websites, comunidades, blogs).
- Concursos e games envolvendo crianças
- Seminários com pesquisadores, provedores, pais e jovens
- Coletiva de imprensa
- Gincanas em escolas
- Chats com especialistas
Poste um comentário