Máfia do ISS: 195 imóveis são multados em R$ 27 milhões
A prefeitura de São Paulo multou 195 empreendimentos imobiliários em meio às investigações sobre a máfia do ISS, informa nesta sexta-feira o jornal Folha de S. Paulo. Os integrantes da quadrilha recebiam propina das empresas para reduzir o valor do imposto cobrado. A Controladoria Geral da União calcula que o esquema tenha desviado em torno de 500 milhões de reais dos cofres municipais. As multam aplicadas somam 27 milhões de reais, mas só 2,4 milhões de reais foram pagos até aqui.
Uma planilha apreendida pelo MPE com um dos fiscais presos no final do ano passado mostra que 410 empreendimentos imobiliários pagaram propina à quadrilha. Segundo o documento, o montante foi pago entre os meses de junho de 2010 e outubro de 2011. Só nesse intervalo de 16 meses, os fiscais embolsaram 29 milhões de reais em propinas.
Até aqui, segundo o jornal, 218 imóveis foram analisados pela Secretaria de Finanças – 177 foram multados por não apresentar as notas fiscais exigidas e outros dezoito, por não respeitar o prazo de apresentação dos documentos. A Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico faz a auditoria das empresas investigadas, comparando as notas fiscais com os valores deduzidos do imposto, desde dezembro do ano passado. A prefeitura mantém em sigilo o nome dos empreendimentos.
Poste um comentário