Novo vírus da gripe faz 1ª vítima em Marília
O novo vírus que circula no Brasil causa preocupação para a população. Trata-se do H3N2, uma variação do vírus H1N1, que já causou uma pandemia mundial. O vírus tem uma capacidade de mutação genética, podendo gerar surtos em nível mundial.
De acordo com o infectologista José Wilson Zangirolami, a cada ano o vírus da gripe sofre uma modificação, sendo comum o aparecimento de um tipo novo da doença. Bem parecidos, os vírus H1N1 e H3N2 tem sintomas iguais e podem ser confundidos com uma gripe sazonal.
Em 2009, a H1N1 pegou o mundo de surpresa. Foram mais de 600 mil pessoas contaminadas quase 15 mil mortes. Um balanço nacional apontou que somente no primeiro semestre deste ano foram confirmadas 361 mortes por causa da gripe e desses casos 61 eram H1N1.
Em Araçatuba foi registrada uma morte. Em Bauru foram 22 casos e cinco mortes. Em Marília não houve registro da doença. Em Presidente Prudente foram 11 casos confirmados. Em São José do Rio Preto foram 31 registros da doença. Já o vírus H3N2 teve o primeiro caso registrado no interior paulista em Marília. O paciente não teve o nome revelado e passa por tratamento. Ainda segundo o infectologista, a doença pode se intensificar de acordo com o clima.

Poste um comentário