Historiador explica o motivo do natal ser comemorado no dia 25 de dezembro
Muitos não sabem, mas bem antes do nascimento de Jesus Cristo, o dia 25 de dezembro já era uma data de comemoração para vários povos no mundo. É o que nos explica o professor de história da Unicamp, Pedro Paulo Funari.
De acordo com o professor, não há nenhuma indicação na bíblia sobre a data de nascimento de Jesus e nem mesmo os povos da antiguidade tinham conhecimento dela.
Foi apenas no século 4, que a data passou ser oficialmente reconhecida como o dia que Cristo nasceu. "Com a conversão do imperador romano Constantino ao cristianismo, a data foi oficializada", afirma Funari.
Mas se ninguém sabe ao certo o dia exato que Jesus nasceu, porque comemoramos o nascimento dele no dia 25?. De acordo com o professor, a data corresponde a uma festividade pagã, o dia do Sol.
"Nesse dia o povo da antiguidade comemorava a chegada do inverno e o término do outono no hemisfério norte. Para os romanos, o outono representava a morte, por isso a chegada do inverno era considerado um renascimento, pois é quando o sol volta a brilhar e o tempo é mais propício para a agricultura. E como Jesus Cristo, é considerado, pelos cristãos, a luz do mundo, o nascimento dele foi associado ao dia do Deus Sol ", diz o professor.
Papai Noel
Com a instituição da data pela igreja católica, vários hábitos foram acrescentados na comemoração do Deus Sol. Um deles foi a figura do santo São Nicolau, que na modernidade se tornaria o popular Papai Noel. Mas o velhinho gordo e barbudo ganhou roupas e gorro vermelho graças a uma campanha publicitária do ano de 1931 da Coca-Cola que popularizou a imagem do bom velhinho como conhecemos atualmente pelo mundo.
Troca de presentes
Segundo o professor, o hábito de trocar presentes no natal está ligado ao 6 de janeiro, dia que supostamente os 3 reis magos deixaram presentes para o menino Jesus. Por isso em países católicos como Espanha e Portugal, as pessoas se presenteiam apenas no dia 6 de janeiro.
Mas o caráter comercial do dia 25 de dezembro ganhou força no século 19. Onde a data adquiriu grande importância para indústria e comércio.
" No capitalismo, as festas são guiadas pela indústria, a economia precisa de datas comemorativas que incentivem as pessoas gastarem",diz o professor.
Apesar do caráter comercial que a data carrega nos dias atuais, o professor acredita que ainda há motivações mais profundas para as pessoas comemorarem o natal e vê esse momento com um fator positivo para sociedade. "É um período que as famílias se encontram, comemoram o final de um ano... É importante porque as pessoas se socializam mais", afirma Funari.
Poste um comentário