Header Ads

Tudo sobre Parkour


Parkour é uma arte do deslocamento. É utilizar uma série de habilidades do corpo humano em conjunto para dominar o ambiente em sua totalidade, de forma a conseguir se movimentar passando por obstáculos no seu caminho. Isso se traduz em treinamento de habilidades como escaladas, pulos, equilíbrio, corrida em infinitas possibilidades de combinações utilizando apenas o corpo como ferramenta, e sempre visando a preservação da integridade física em primeiro lugar., e sempre visando a preservação da integridade física em primeiro lugar.
O Parkour consiste em ultrapassar obstáculos - uma movimentação em função do deslocamento, ou seja, aquilo que vai te ajudar a atingir um objetivo da forma mais eficiente possível. Por isso, saltos mortais e outros movimentos artísticos não fazem parte da essência do Parkour. No entanto, como todo Tracer busca desenvolver as habilidades do corpo de diferents formas, muitos incorporam outros movimentos nos seus treinos por motivos pessoais. Mas ainda assim movimentos que não ajudam num percurso não fazem parte dos princípios do Parkour.
Um dos princípios do Parkour é a integridade física. Não se deve colocar em risco desnecessariamente, e sim preparar o corpo, com muita força e técnica, para situações adversas. Quase todos os acidentes são perfeitamente evitáveis com uma boa preparação e prudência.
Alguns traduzem "Parkour" simplesmente como percurso, do francês "Parcours". Porém o nome vem do termo "Parcours du Combattant", um treinamento militar francês mais conhecido por aqui como uma espécie de pista de obstáculos militar, onde o guerreiro treina a ultrapassagem dos obstáculos. Para adaptar às ruas, tirou o "Combattant", afinal não se tratava de uma atividade exclusivamente militar. Tirou o "S" para enfatizar a eficiência: Não é eficiente escrever uma letra que não é pronunciada. Substitui então o C pelo K, para dar um tom mais agressivo à palavra. Assim, "Parcours du Combattant" se tornou o que hoje conhecemos como Parkour.
Em meados dos anos 80, David Belle foi treinado por seu pai Raymond Belle, um ex-combatente vietnamita, por um método de educação física onde se desenvolve várias habilidades físicas naturais do ser humano, assim como fundamentos morais. A partir disso, morando na pacata cidade de Lisses perto de Paris, David Belle começou a adaptar os treinos para as ruas junto com seus amigos. Se tornou Bombeiro, aprendeu Kung fu, e no final dos anos 90 criou o termo "Parkour" para aquilo que treinava a mais de 10 anos com os amigos nas ruas.
Assim como no resto do mundo, no Brasil o parkour chegou através de videos na internet. Praticantes de diversas cidades do Brasil como Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis começaram a treinar baseado no que viam em poucos videos de David Belle em 2004, e de informações muito escassas em sites internacionais. A partir daí surgiu a comunidade brasileira de Parkour, que foi se desenvolvendo desde então.
Em Pompeia Essa moda Pega?

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Pompeia em Foco É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Pompeia em Foco poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Tecnologia do Blogger.