Header Ads

Ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil.

Uma nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata, nesses quesitos, Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp.

O ranking desenvolvido pela Sart, apelidado de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes.

As dez marcas mais influentes do Brasil

Posição
Empresa
ICHM
1Wikimedia CommonsCoca-Cola
82.5
2 DivulgaçãoNestlé
77.53
3 Divulgação Sadia
75.13
4 DivulgaçãoNatura
73.59
5 ReproduçãoRede Globo
72.75
6 Divulgação Mc Donald's
68.64
7 ReproduçãoAdidas
67.36
8 ReproduçãoDanone
67.19
9 Divulgação O Boticário
65.79
10 Divulgação Brastemp
65.21
*Fonte: Sart Dreamaker

“Existe o que chamamos de ‘gut feeling’ em relação a algumas marcas. O conceito de que os homens tomam decisões absolutamente racionais não é verdadeiro. O racional explica, mas é o emocional que decide”, defende Gian Franco Rocchiccioli, CEO da Sart. “Em uma época de crise, como é a nossa, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa, menos vulnerável ela ficará”, completa.

Quanto maior for o índice, maior será o poder de influência da marca, assim como a fidelidade do consumidor. Na hora de cortes no orçamento, por exemplo, produtos e serviços de empresas bem colocadas tendem a serem preservados.

O ranking foi feito a partir de 3.285 entrevistas com brasileiros de todas regiões do país, das mais diversas faixas etárias e classes sociais. Os entrevistados foram selecionados para representar um microcosmo da sociedade brasileira.

“O ranking mostrou algumas confirmações e algumas surpresas. O grupo de alimentos domina as primeiras posições. Por precisarmos de comida para viver, mesmo que inconscientemente, acabamos relacionando sentimentos de conforto às marcas do ramo”, diz Rocchiccioli.

Outro ponto que mostrou forte conexão com os consumidores foi a noção de brasilidade. As empresas nacionais ou que investem no Brasil destacam-se no ranking. “O brasileiro mostra ter orgulho do que é nacional”, fala o CEO. Entre as dez primeiras colocações, quatro são empresas nacionais.

Entre as grandes instituições financeiras, o Banco do Brasil (28) é o primeiro a aparecer, seguido por Itaú (40) e Bradesco (42). O primeiro banco estrangeiro da lista é o Santander, na 71ª posição.

Os meios de comunicação brasileiros também marcam forte presença. Rede Globo, Editora Abril, SBT, Record, UOL, IG e Terra aparecem entre as 75 marcas mais valiosas do país.

O ranking BrandTouch deverá ser publicado anualmente daqui para frente. Para o segundo semestre deste ano, a Sart prepara a publicação de um livro, abordando a metodologia e todos os pressupostos por trás da teoria de criação do ICHM.

Confira o ranking completo abaixo:

As dez marcas mais valiosas no Brasil
Posição
Empresa
ICHM
1
Coca-Cola
82.5
2
Nestlé
77.53
3
Sadia
75.13
4
Natura
73.59
5
Rede Globo
72.75
6
Mc Donald's
68.64
7
Adidas
67.36
8
Danone
67.19
9
O Boticário
65.79
10
Brastemp
65.21
11
Havaianas
64.32
12
Volkswagen
63.91
13
Samsung
63.89
14
Perdigão
63.03
15
Nike
62.25
16
Johnson & Johnson
62.32
17
Abril
61.99
18
Sony
61.89
19
Disney
60.70
20
Guaraná Antarctica
60.26
21
Carrefour
60.07
22
Mastercard
59.90
23
Petrobras
59.80
24
Avon
59.76
25
Fiat
59.72
26
Philips
59.41
27
Ford
59.15
28
Banco do Brasil
59.03
29
Motorola
58.97
30
Visa
58.58
31
Casas Bahia
57.55
32
Google
57.43
33
LG
57.06
34
Electrolux
56.65
35
Nokia
56.24
36
Vivo
56.12
37
GM
56.05
38
Amil
55.87
39
Claro
55.53
40
Itaú
55.34
41
Unilever
54.86
42
Bradesco
54.79
43
SBT
54.69
44
Lojas Americanas
54.58
45
Brahma
54.29
46
TIM
54.07
47
Microsoft
53.93
48
Gol
53.79
49
Varig
53.70
50
Medial Saúde
52.99
51
Consul
52.68
52
Wal-Mart
52.28
53
Pepsi
52.07
54
Record
52
55
Olympikus
51.54
56
UOL
51.36
57
Skol
51.25
58
Unimed
51.18
59
Ponto Frio
50.10
60
Embraer
49.91
61
Pão de Açúcar
49.76
62
TAM
49.63
63
HP
49.19
64
IG
47.60
65
Oi
47.53
66
Terra
47.40
67
Intel
47.18
68
Magazine Luiza
46.91
69
Votorantim
46.69
70
Itaipava
46.24
71
Santander
44.20
72
Valer
42.54
73
Gerdau
42.37
74
Apple
41.86
75
Nova Schin
37.96
*Fonte: Sart Dreamaker/ Fonte Época*

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Pompeia em Foco É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Pompeia em Foco poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Tecnologia do Blogger.