HC faz cirurgia cardíaca . É a primeira do complexo
O Hospital das Clínicas de Marília do Complexo Assistencial Famema realizou no início deste mês a primeira cirurgia cardíaca na unidade. A paciente Iracema dos Santos Gervásio, de 41 anos, da cidade de Herculândia, tinha como diagnóstico coarctação de aorta torácica. Antes da cirurgia a paciente apresentava hipertensão arterial dos membros superiores com quadro de insuficiência cardíaca à esquerda e cansaço fácil aos mínimos esforços. A paciente estava em tratamento com difícil controle clínico aguardando pela cirurgia há um ano. O procedimento cirúrgico fez a correção da coarctação da aorta.
O quadro clínico do Complexo Assistencial Famema foi composto pelo cardiologista responsável pela paciente, Dr. Fábio Villaça Guimarães Filho, pelo hemodinamicista que realizou o cateterismo cardíaco, Dr. Igor Ribeiro de Castro Bienert, cirurgiões cardíacos, Dr. Rubio Bombonato e Dr. Zildomar Deutcher Junior e anestesista, Dr. Marcelo Vargas Balleroni. A paciente Iracema dos Santos Gervásio recebeu alta nesta quarta-feira, dia 08, com ótimo quadro clínico.
O procedimento marca o início do Programa de Cirurgia Cardíaca de Adulto com custeio pelo Complexo Famema, com agenda de cirurgias semanais, complementando o Programa de Cirurgias Cardíacas Pediátricas com 45 procedimentos cirúrgicos infantis já realizados. O Complexo Assistencial Famema aguarda parecer da Secretaria de Estado da Saúde para o credenciamento das cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo assim, o Serviço de Hemodinâmica já realizou 250 cateterismos com 400 procedimentos intervencionistas.
Poste um comentário