'Salve geral', sobre ação de facção criminosa, concorrerá a vaga no Oscar
O filme 'Salve geral', do diretor Sérgio Rezende, será o representante do Brasil a concorrer a uma vaga no Oscar 2010. A escolha foi anunciada nesta sexta-feira (18), pela Secretaria do Audiovisual, órgão ligado ao Ministério da Cultura.
O filme, protagonizado pela atriz Andréa Beltrão, é inspirado nos ataques de maio de 2006 a São Paulo feitos por integrantes de uma organização criminosa contra policiais nas ruas e no sistema penitenciário.
Produção de R$ 9 milhões, o filme mostra a história de uma advogada cujo filho está preso nos dias que antecedem a confusão. A revolta é motivada pela situação degradante dos presídios em um Estado governado por autoridades incompetentes e corruptas. A história cria uma empatia com os rebelados.
"Salve geral" disputou a vaga do Brasil no Oscar 2010 com “Besouro”, de João Daniel Tikhomiroff, “Síndrome de Pinnochio – refluxo”, de Thiago Moyses, “Jean Charles”, de Henrique Goldman, “Feliz natal”, de Selton Mello, “A festa da menina morta”, de Matheus Nachtergaele, “O menino da porteira”, de Jeremias Moreira, “Se nada mais der certo”, de José Eduardo Belmonte, “Budapeste”, de Walter Carvalho e “O contador de histórias”, de Luiz Villaça.
Os cinco indicados que concorrerão efetivamente à categoria de filme estrangeiro serão anunciados em janeiro. A cerimônia do Oscar acontece em Los Angeles e está prevista para o dia 7 de março de 2010.
Poste um comentário